SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Notes on the Welcome and Evaluation Module of the Mais Médicos Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FIGUEIREDO, Eluana Borges Leitão de; GOUVEA, Mônica Vilella  and  SILVA, Ana Lúcia Abrahão da. Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.324-331. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01712015.

Trata-se de uma reflexão que promove diálogo entre pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS) e proposições desformadoras do poeta Manoel de Barros, com o objetivo de contribuir para a transvisão da formação e do trabalho em saúde. Optou-se por desvelar tal aproximação com base nos versos do poema “As lições de RQ”, que funcionaram como plataforma para os saltos reflexivos. A discussão encontrou respaldo principal em Paulo Freire e Adolfo Sanchez Vázquez, uma vez que caminhou na perspectiva de uma práxis revolucionária, transformadora e libertadora.

Keywords : Educação Profissional em Saúde Pública; Educação Continuada; Poesia; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )