SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Screening for Depersonalization/Derealization Disorder among Medical Students at a Brazilian Public UniversityEvaluation of the Attributes of Primary Healthcare during an Internship in Family Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MENDONCA, Erica Toledo de et al. Integração Intercampi no Ensino: Desenvolvendo Competências do Profissionalismo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.344-354. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00822015.

Objetivo

Analisar o desenvolvimento das competências do profissionalismo em estudantes de diferentes áreas do conhecimento por meio de uma proposta de ensino crítico-reflexiva, que aliou a utilização das metodologias ativas e tecnologias de informação e comunicação.

Métodos

Estudo de intervenção, prospectivo, comparativo, do tipo antes e depois. Foram aplicados questionários a estudantes universitários de dois campi de uma universidade pública (Fases I e II) para avaliação do desenvolvimento de competências relacionadas ao profissionalismo.

Resultados

Observou-se uma melhoria dos escores avaliativos nos itens pesquisados, o que leva a inferir que houve eficiência das estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação utilizadas.

Conclusões

O desenvolvimento das competências pesquisadas é importante para outras áreas do conhecimento, uma vez que estas incluem a aprendizagem dos aspectos relacionados a cidadania, ética, comunicação, trabalho em equipe e raciocínio crítico e reflexivo, entendidos como requisitos universais para a formação de qualquer estudante universitário.

Keywords : Profissionalismo; Educação a Distância; Competência; Transdisciplinaridade; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )