SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Intercampi Integration in Education: Developing Skills of ProfessionalismReflections on the Teaching of Bioethics and Palliative Care across Medical Schools in the State of Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LINS, Tiago Salessi; SOARES, Francisco José Passos  and  COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda. Avaliação dos Atributos em Atenção Primária à Saúde no Estágio em Saúde da Família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.355-363. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01862015.

O objetivo deste estudo foi avaliar os atributos da APS desenvolvidos durante o estágio de internato em Saúde da Família do curso médico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Trata-se de um estudo transversalp, em que os dados foram coletados por meio do questionário PCATool-Brasil aplicado aos preceptores médicos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e discentes que já haviam cursado o estágio em Saúde da Família. As médias dos escores para ambos, preceptores e discentes, foram consideradas boas: o escore essencial foi 6,71 e 6,78; o escore derivado, 7,35 e 7,67; e o escore geral, 6,88 e 6,91, para preceptores e discentes, respectivamente. No entanto, evidenciaram-se fragilidades nos atributos de acesso (5,94 e 5,91), coordenação do cuidado (5,33 e 5,00) e integralidade e serviços complementares disponíveis (6,36 e 5,99). Foi evidenciado que as UBSF de ensino da Ufal apresentam, em sua maioria, escores satisfatórios dos atributos da APS de maneira a contribuir para uma formação adequada às necessidades de saúde da população, e o seu aprimoramento pode fortalecer sua integração ensino-serviço.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )