SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Conflicts of Interest at Continuing Medical Education Events: What do Speakers and Listeners Believe must be Declared?Evaluation of Teaching on Leprosy by Students at a Brazilian Public Medical School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVESTRE, Heloise Fabian; TESSER, Charles Dalcanale  and  ROS, Marco Aurélio Da. Avaliação Discente de um Internato Médico em Atenção Primária à Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.383-392. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01622015.

Em 2012, modificou-se a estrutura do internato médico da Universidade Federal de Santa Catarina, criando-se dois estágios de oito semanas cada de imersão na Atenção Primária à Saúde (no nono e no décimo semestres). O objetivo deste trabalho foi analisar a avaliação desses estágios pelos estudantes. Realizou-se análise quali-quantitativa dos questionários de avaliação discente preenchidos voluntariamente no final de cada período (83,75% do total de 240 acadêmicos foram incluídos). O estágio foi avaliado como ótimo (66,7%) ou bom (27,9%) em 94,5% das respostas, especialmente a preceptoria, considerada ótima (82%) ou boa (16,1%) em 98,1% dos casos. O aprendizado em habilidades clínicas foi avaliado como ótimo ou bom em 93,5% dos questionários, e em comunicação e relação médico-paciente, em 98,5% dos casos. As principais críticas foram falta de auxílio para transporte/alimentação, grandes distâncias dos locais de estágio e problemas de infraestrutura nos serviços, além de algumas divergências sobre as aulas teóricas. Em conclusão, o estágio foi muito bem avaliado pelos estudantes, sendo grande sua contribuição para a formação médica, merecendo, assim, maior atenção e investimento dos cursos de Medicina.

Keywords : Educação Médica; Internato e Residência; Currículo; Atenção Primária à Saúde; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )