SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Assessment of Hygiene Practices Employed by Medical Students at the Federal University of Bahia (Brazil) during Clinical ServiceBurnout and Quality of Life on a Multi-professional Residency: a Two-Year Longitudinal Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ARANTES, Mavilde  and  FERREIRA, Maria Amélia. Tempos de Mudança no Ensino Pré-Graduado de Neuroanatomia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.423-429. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00712015.

A educação médica pré-graduada está a passar por um processo de reforma, levando a algumas mudanças curriculares, que incluem a neuroanatomia. Neste contexto, o objetivo do nosso estudo foi avaliar o estado da educação pré-graduada neuroanatómica nas escolas médicas portuguesas para fornecer uma base para uma discussão mais informada sobre a revisão curricular. Todas as sete escolas médicas portuguesas participaram do estudo. Quatro delas refletem um currículo integrado moderno, e as outras três um currículo convencional baseado na disciplina. O nosso estudo mostra que a neuroanatomia está sendo abordada de forma diferente de acordo com cada cultura institucional. A grande variabilidade na educação neuroanatómica nas escolas médicas enfatiza a necessidade de criar um currículo nacional para a neuroanatomia pré-graduada.

Keywords : Educação Médica; Currículo; Neuroanatomia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )