SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Changing Times in Undergraduate Studies on NeuroanatomyHealth Initiatives Self Selected by Users of Primary Healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SANCHES, Vinícius Santos et al. Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.430-436. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01022015.

O processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e educadores devido à complexidade de estimular ao mesmo tempo habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas do aluno. Os programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) apresentam caráter de vanguarda em nosso país ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde. Neste estudo, investigamos os níveis de estresse e qualidade de vida dos acadêmicos durante os dois anos em que se encontravam em uma RMS. O cenário de prática envolveu assistência de alta complexidade a pacientes críticos. Durante os dois anos, constatamos aumento no nível de estresse dos acadêmicos, intimamente relacionado à queda na qualidade de vida. Diversos fatores físicos e psíquicos estão vinculados aos resultados, que devem gerar discussões nos núcleos docentes estruturantes de cada residência na proposição de medidas acolhedoras aos alunos.

Keywords : Educação Continuada; Educação em Saúde; Esgotamento Profissional; Qualidade de Vida; Educação Profissional em Saúde Pública; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )