SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Cuidados com a Saúde Autosselecionados pelos Usuários da Atenção PrimáriaFatores Associados à Qualidade de Vida de Docentes da Área da Saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

OLIVEIRA, Stéphany Kétllin Mendes et al. Uso de Bebidas Alcoólicas entre Acadêmicos da Área de Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.446-451. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01142015.

Esta pesquisa descreve o consumo de bebidas alcoólicas e a presença de fatores associados entre acadêmicos de Odontologia. É um estudo transversal com 172 acadêmicos de Odontologia, cujos dados foram obtidos por meio de questionários com questões referentes às características do consumo de álcool e à existência ou não de fatores associados a este hábito. Os resultados apontam que 58,7% dos entrevistados relataram uso de bebidas alcoólicas, sendo a maioria do sexo masculino. Esquecer problemas e sentir-se bem foram os principais fatores motivacionais relatados. Problemas familiares e a perda de objetos foram as consequências mais observadas. A relação entre sexo e consumo mostrou-se estatisticamente significante. A relação entre sexo e as variáveis relacionadas ao consumo de álcool foi significativa para “uso em eventos sociais”, “fazer amigos” e “sentir-se bem em eventos sociais”.Foi observado consumo elevado e preocupante de bebidas alcoólicas entre os acadêmicos.

Palabras clave : Bebidas Alcoólicas; Odontologia; Epidemiologia; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )