SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Uso de Bebidas Alcoólicas entre Acadêmicos da Área de SaúdeResidência em Medicina de Família e Comunidade: Atividades da Preceptoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUTO, Lyssa Esteves Souza et al. Fatores Associados à Qualidade de Vida de Docentes da Área da Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.452-460. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e02362014.

O presente estudo teve como objetivo descrever a qualidade de vida e os fatores associados entre os docentes dos cursos de graduação da área da saúde. Trata-se de pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Teve como cenário uma universidade pública, situada em uma cidade de porte médio no Estado de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram organizados e analisados no programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 18.0. Aplicou-se a estatística descritiva, o T de Student e Anova/post hoc de Bonferroni para investigar associações. Identificou-se qualidade de vida boa nos domínios psicológico, relações sociais e meio ambiente, e regular no domínio físico. Docentes que exercem a carreira há mais de 12 anos, não têm companheiro, não residem com a família, apresentam idade inferior a 43 anos e atuam nos cursos de Biologia e Medicina apresentaram comprometimento da qualidade de vida. Recomendam-se ações efetivas de promoção da saúde, especialmente para os professores com menores escores de qualidade de vida.

Palavras-chave : Docentes; Qualidade de Vida; Ensino Superior; Educação Médica; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )