SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Residency Programs in Family Practice: Preceptorship ActivitiesCompliance with Arouca’s Law in Teaching Pharmacology at the UFC Medical School, Sobral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PRICINOTE, Sílvia Cristina Marques Nunes  and  PEREIRA, Edna Regina Silva. Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.470-480. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00422014.

O feedback é descrito na literatura como capaz de influenciar poderosamente o aprendizado, mas, na prática, ocorre raramente e/ou de forma ineficaz. O objetivo deste trabalho foi avaliar como estudantes de cursos de Medicina percebem o feedback educacional e identificam as características positivas e negativas, de docentes e discentes, associadas à realização do feedback. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais com alunos do quarto ano ou oitavo período de três faculdades de Medicina. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, criando-se as seguintes categorias: características do feedback recebido, fatores relacionados à ocorrência do feedback, características do docente para dar o feedback e características do discente para receber o feedback. Observou-se que, independentemente da instituição e do modelo curricular, na percepção dos participantes da amostra, a prática do feedback precisa ser melhorada nos ambientes de ensino e aprendizagem. Deve-se estimular tanto os docentes a dar o feedback, quanto os discentes a buscar recebê-lo, para que seja uma prática regular, contínua e com qualidade.

Keywords : Retroalimentação Psicológica; Estudantes de Medicina; Ensino; Aprendizagem; Educação Médica; Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )