SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Residência em Medicina de Família e Comunidade: Atividades da PreceptoriaAtendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PRICINOTE, Sílvia Cristina Marques Nunes  e  PEREIRA, Edna Regina Silva. Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.470-480. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00422014.

O feedback é descrito na literatura como capaz de influenciar poderosamente o aprendizado, mas, na prática, ocorre raramente e/ou de forma ineficaz. O objetivo deste trabalho foi avaliar como estudantes de cursos de Medicina percebem o feedback educacional e identificam as características positivas e negativas, de docentes e discentes, associadas à realização do feedback. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais com alunos do quarto ano ou oitavo período de três faculdades de Medicina. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, criando-se as seguintes categorias: características do feedback recebido, fatores relacionados à ocorrência do feedback, características do docente para dar o feedback e características do discente para receber o feedback. Observou-se que, independentemente da instituição e do modelo curricular, na percepção dos participantes da amostra, a prática do feedback precisa ser melhorada nos ambientes de ensino e aprendizagem. Deve-se estimular tanto os docentes a dar o feedback, quanto os discentes a buscar recebê-lo, para que seja uma prática regular, contínua e com qualidade.

Palavras-chave : Retroalimentação Psicológica; Estudantes de Medicina; Ensino; Aprendizagem; Educação Médica; Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )