SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Medical Students’ Views on Feedback in the Learning EnvironmentIntegration Seminars as Pedagogical Devices for Curricular Innovation in Health Education: Student Perceptions of Patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SARAIVA, Thiago de Vasconcelos et al. Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.481-486. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01522015.

De acordo com a Lei Arouca (Lei n° 11.794 – 2008), que estabelece critérios para “a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional”, tem-se que, “sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais”. O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um software (Pharmasoftware®) como método alternativo de ensino em Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Para a certificação, foram utilizados dois grupos de alunos, um em aula prática convencional e outro com o Pharmasoftware®. A análise dos resultados revelou que ambas as atividades foram igualmente eficazes em auxiliar na consolidação do tema Vias de Administração dos Fármacos, evidenciando, assim, o Pharmasoftware® como uma ferramenta capaz de auxiliar no ensino da Farmacologia e, ainda, de fomentar a implantação de outros métodos alternativos de ensino de Farmacologia nas Instituições de Ensino Superior.

Keywords : Alternativas ao Uso de Animais; Bioética; Ensino; Farmacologia; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )