SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Integration Seminars as Pedagogical Devices for Curricular Innovation in Health Education: Student Perceptions of PatientsPediatric Training in Primary Care and the Future of Pediatricians in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEREIRA, Adriana Teixeira; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte; REGINATO, Valdir  and  DE BENEDETTO, Maria A. Craice. Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.497-505. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00242015.

O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.

Keywords : Métodos de Estudos da Matéria Médica; Humanização da Assistência; Comunicação em Saúde; Cuidados Médicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )