SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Seminário de Integração como Dispositivo Pedagógico de Inovação Curricular no Ensino da Saúde: a Percepção do Estudante sobre o PacienteResidência de Pediatria nos Cuidados Primários e o Futuro dos Pediatras em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PEREIRA, Adriana Teixeira; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte; REGINATO, Valdir  e  DE BENEDETTO, Maria A. Craice. Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.497-505. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00242015.

O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.

Palavras-chave : Métodos de Estudos da Matéria Médica; Humanização da Assistência; Comunicação em Saúde; Cuidados Médicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )