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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOARES, Maria Fernanda Sanches  e  ATHANAZIO, Daniel Abensur. O Novo Currículo e o Fim da Patologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.528-534. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01082015.

A gradual adoção de novas diretrizes curriculares afetou dramaticamente a atuação do professor de Patologia no curso médico. O resultado prático das mudanças adotadas foi a redução do espaço do ensino da Patologia na graduação e a perda de espaço do professor médico patologista no curso médico. Como consequência, os novos médicos compreendem menos os mecanismos envolvidos nas doenças, e, pelo menos em algumas regiões do mundo, a perda de visibilidade da Patologia como especialidade médica resultou em falta de patologistas dedicados à carreira acadêmica e à prática diagnóstica. Nesta revisão, discutimos o cenário internacional e comentamos como a nova realidade atingiu, na prática, o ensino da Patologia em duas escolas médicas tradicionais do Brasil.

Palavras-chave : Patologia; Estudante de Medicina; Educação Médica.

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