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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RIBEIRO, Maria das Graças Santos; CUNHA, Cristiane de Freitas  e  ALVIM, Cristina Gonçalves. Trancamentos de Matrícula no Curso de Medicina da UFMG: Sintomas de Sofrimento Psíquico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.583-590. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00282015.

O objetivo deste estudo foi investigar o sofrimento psíquico apresentado nas justificativas dos trancamentos semestrais de matrícula informados pelos estudantes de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e identificar fatores e contextos associados. Estudo retrospectivo e transversal, qualitativo e quantitativo, dos 141 requerimentos de trancamentos ocorridos entre julho de 2007 e julho de 2013, solicitados por 97 estudantes do primeiro ao 12º período do curso. Verificou-se predominância de requerimentos no ciclo básico (55,3%) e como motivação prevalente (59,6%) o sofrimento psíquico. Os trancamentos podem se revelar como sintomas do sofrimento psíquico dos estudantes, associados a fatores como adoecimento psíquico, reprovações, dúvida na escolha do curso, desentendimentos familiares e uso considerado abusivo de drogas. As motivações apresentadas nos pedidos de trancamentos alertam para a necessidade e importância de investimento institucional nos serviços de cuidado e atenção ao aluno de Medicina.

Palavras-chave : Estresse Psicológico; Estudantes de Medicina; Acolhimento; Educação Médica.

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