SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4A Evolução do Interesse do Estudante de Medicina a respeito da Atenção Primária no Decorrer da GraduaçãoFormação e Prática do Professor de Medicina: um Estudo Realizado na Universidade Federal de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

HERMES, Fabiola Chesani; CUTOLO, Luiz Roberto Agea  e  MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. A Concepção de Estudantes de Fisioterapia que Participam do Ensino Baseado em Problemas sobre o Processo Saúde-Doença. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.627-634. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01202015.

O objetivo deste ensaio foi investigar a concepção dos docentes e discentes fisioterapeutas que participam do Ensino Baseado em Problemas (PBL) sobre o processo saúde-doença. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, por meio do estudo de caso numa escola de ensino superior de Fisioterapia em Portugal. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Os dados coletados foram analisados pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram as categorias saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar, saúde relacionada aos determinantes sociais e a percepção do sujeito. É possível no PBL uma prática pedagógica em prol de uma formação mais humana e crítica, desde que seja vivenciado enquanto método ativo de ensino nos moldes apontados na literatura.

Palavras-chave : Processo Saúde-Doença; Ensino Baseado em Problemas; Educação Médica; Fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )