SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4A Concepção de Estudantes de Fisioterapia que Participam do Ensino Baseado em Problemas sobre o Processo Saúde-DoençaValidação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERREIRA, Chrystiano de Campos  e  SOUZA, Ana Maria de Lima. Formação e Prática do Professor de Medicina: um Estudo Realizado na Universidade Federal de Rondônia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.635-643. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01012015.

Objetivo

Analisar a formação e prática pedagógica do médico-professor situada no contexto dos cursos de Medicina das três instituições de ensino superior que oferecem a formação médica em Porto Velho (RO), tendo como referência as percepções dos próprios médicos-professores.

Métodos

A pesquisa teve abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, sendo composta de duas fases. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário, e a segunda foi efetivada com a realização de entrevistas semiestruturadas.

Resultados

O estudo permitiu identificar que os saberes docentes são construídos com as vivências de cada professor e não necessariamente por meio de cursos específicos.

Conclusão

Os médicos-professores estão satisfeitos com o seu conhecimento e a experiência adquirida durante os anos de docência. Para os entrevistados, ter uma formação docente específica não é um pré-requisito para ser um “bom” professor de Medicina.

Palavras-chave : Educação Superior; Educação Médica; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )