SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Formação e Prática do Professor de Medicina: um Estudo Realizado na Universidade Federal de RondôniaTutoria como Estratégia para Aprendizagem Significativa do Estudante de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SALERNO, Margareth Rodrigues et al. Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.644-652. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01702015.

Objetivo

O estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do questionário de avaliação das disciplinas da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS Famed) em relação às propriedades psicométricas de validade e confiabilidade.

Métodos

Estudo transversal, exploratório e contemporâneo, com avaliação qualitativa e quantitativa. As disciplinas foram avaliadas pelos alunos de forma anônima, opcional e individual durante um período de aula de grande grupo logo após a conclusão das mesmas. Foram incluídos os questionários respondidos por acadêmicos matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre e registrados nas atas finais da unidade, nas 22 disciplinas do currículo, no ano de 2011, que aceitaram realizar a avaliação da disciplina.

Resultados

Foram estudadas 1.205 respostas de um total possível de 1.606 alunos matriculados. A validação convergente demonstrou forte correlação entre o escore total de satisfação e os campos quantitativos correspondentes. A confiabilidade demonstrou um valor de alfa de Cronbach de 0,753 no escore total.

Conclusão

O estudo mostrou que o questionário de avaliação de disciplinas é válido e confiável.

Palavras-chave : Validação; Confiabilidade; Validação Convergente; Educação Médica; Currículo Médico; Avaliação; Avaliação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )