SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no BrasilAdaptação de Alunos de Medicina em Anos Iniciais da Formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LUNA, Willian Fernandes  e  BERNARDES, Jefferson de Souza. Tutoria como Estratégia para Aprendizagem Significativa do Estudante de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.653-662. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01042015.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a estratégia da Tutoria inserida em um currículo médico com tendência ao tradicional, não orientado por problemas, utilizando as falas de estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior brasileira. Para a compreensão do campo-tema, optou-se por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados discutem os processos de ensino-aprendizagem e da área de linguagem e análise de discurso. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as técnicas de Roda de Conversa, diário de campo e observações. Foram identificados os repertórios linguísticos das falas dos sujeitos, com foco nas controvérsias do discurso, que conformaram sete conjuntos de sentidos. Conclui-se que, com base nas falas dos estudantes, a inserção da estratégia da Tutoria, de inspiração na Aprendizagem Baseada em Problemas, em currículos mais tradicionais pode ser uma alternativa para iniciar processos de mudança curricular no caminho da construção de uma aprendizagem significativa, desde que haja planejamento coerente com a proposta pedagógica do curso, resultando no desenvolvimento de autonomia, criticidade, respeito e aprendizado com as diferenças, que são competências importantes a serem desenvolvidas pelo futuro médico.

Palavras-chave : Tutoria; Educação Médica; Aprendizagem Significativa; Aprendizagem Baseada em Problemas; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )