SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Medical Aspirations: Analysis of Medical Students Boarding at Higher Education Institutions of ParaThe Patient and the Experience of Bedside Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

TABORDA, Marcia  and  RANGEL, Mary. Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.694-703. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01582015.

O objetivo deste artigo é apresentar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas sobre aprender com apoio da internet. Na pesquisa, foi utilizada a técnica das evocações livres, fundamentada na abordagem estrutural. Identificou-se que a representação social dos sujeitos sobre a temática apresenta uma estrutura da qual participam elementos avaliados pelos próprios sujeitos positivamente e que estão interligados, observando-se uma coerência entre os elementos evocados. Os prováveis elementos que compõem o núcleo central identificados pelos termos “facilidade” e “praticidade” demonstram o caráter funcional e normativo da representação. A primeira e segunda periferias apresentam elementos que complementam e reforçam o possível núcleo central com termos ligados à cultura do fast food. A fim de reverter um possível uso reduzido das tecnologias, conclui-se que a inserção da temática sobre o uso da internet deve estar presente de forma transversalizada às disciplinas dos cursos de formação inicial e permanente dos profissionais de saúde.

Keywords : Médico; Enfermeiro; Cirurgião-Dentista; Representações Sociais; Internet; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )