SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4O Paciente e a Vivência da Visita Médica à Beira do LeitoAprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MELO, Maria do Carmo Barros de et al. Curso de emergência utilizando E-learning e simulação: visão do participante. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.713-719. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e02482014.

O uso da simulação e da educação a distância tem aumentado consideravelmente na área da saúde, permitindo o desenvolvimento de competências de forma ética e segura. O objetivo deste artigo é descrever a concepção e a avaliação de um curso semipresencial de emergência pré-hospitalar para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Brasil. O curso a distância foi composto por 13 aulas, e a parte presencial por dez estações temáticas. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado (escala de Likert) como forma de avaliar o curso. Participaram do curso 203 (63,6%) médicos e 116 (36,4%) enfermeiros. A maioria dos médicos (72,1%) tinha terminado seus estudos havia mais de cinco anos e tinha pouca prática (72,9%) em medidas de suporte avançado de vida. O curso a distância foi bem avaliado quanto a qualidade geral e dos vídeos, uso de imagens e animações, e usabilidade do sistema. A plataforma de ensino foi considerada amigável. A parte de simulação foi bem avaliada. O curso utilizou metodologia baseada em simulação e educação a distância, sendo bem avaliado. A plataforma de ensino foi classificada como boa e de fácil utilização.

Palavras-chave : Simulação; Medicina de Emergência; Educação a Distância; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )