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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

LIMA, Eduardo Jorge Fonseca et al. Como os Egressos do Provab e Aprovados na Residência Avaliaram a Experiência?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.731-738. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00122015.

Objetivos

Descrever a influência do Programa de Valorização do Profissional da atenção básica (Provab)na aprovação no processo seletivo da residência médica da Secretaria de Saúde de Pernambuco 2014.

Métodos

Estudo transversal com 67 médicos que realizaram o Provab e foram aprovados na residência médica. Foi aplicado um questionário semiestruturado, com questões sociodemográficas e sobreatividades do programa.

Resultados

O principal motivo alegado para participação no Provab foi o bônus para aprovação na residência (70,14%), enquanto o interesse em participar na Estratégia de Saúde da Família foi apontado como sem nenhuma importância por 35 dos residentes (52,23%). Quanto à participação e frequência da supervisão, 34,32% afirmaram que teve muita importância e a sua frequência foi adequada. As condições físicas da Unidade Básica de saúde foram consideradas insatisfatórias ou muito insatisfatórias por 56,7% dos residentes. Dos candidatos que utilizaram o adicional na nota da prova de residência, 30 (44,77%) dependeram desse bônus para sua aprovação.

Conclusões

A principal motivação dos residentes para a realização do Provab foi a bonificação para o processo seletivo da residência médica. São necessárias melhorias nas questões relativas a supervisão e infraestrutura para que seu êxito seja duradouro.

Palabras clave : Internato e Residência; Recursos Humanos; Atenção Primaria à Saúde; Educação Médica.

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