SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Pró-PET-Saúde/Urgency and Emergency Service: a Case Report on Field Experience within a Teaching-Service-Learning ProcessNew ECG Training Methodology: Demystifying Theory in Practice – Practical Teaching of ECG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon  and  OLIVEIRA, Valéria de. Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus Recém-Implantado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.743-750. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00622015.

O presente estudo se propôs a analisar, por meio de um relato de experiência, a eficiência da implantação da “Oficina de instrumentalização e dinamização de projetos de extensão: a integração do ensino e da pesquisa científica em cenários extensionistas” como instrumento pedagógico indutor para a dinamização e instrumentalização dos espaços extensionistas do recém-implantado Campus Avançado-UFJF em Governador Valadares (MG). Após o percurso metodológico descrito, pôde-se concluir que a oficina se consagrou como um primeiro passo dado em direção ao reconhecimento da importância da extensão universitária para uma formação acadêmica mais contextualizada e voltada às aflições da população brasileira. Afinal, extensão é inserir vida no ensino superior, é dinamizar espaços em prol da coletividade.

Keywords : Ensino Superior; Extensão Universitária; Formação Acadêmica e Profissional; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )