SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Governador Valadares (MG) in extension: interfaces for the promotion and exploitation of the extension scenario in a newly deployed campusExperience Report of Building a Proposal for Evaluation of Professional Practice a Course Oriented Skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BARROS, Maria das Neves Dantas da Silveira et al. Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.751-756. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01292015.

O eletrocardiograma é um método diagnóstico de simples execução, de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. O seu entendimento não é claro, provavelmente porque a base da explicação é voltada para conceitos básicos da física, atrelado ao ensinamento mais teórico que prático aos estudantes de medicina. A presente experiência mostra o modelo criado e adotado para explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino: estudantes de medicina e médicos residentes de cardiologia e outras especialidades clínicas, que fazem prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem em uma emergência cardiológica de um hospital universitário em Recife/PE.

Keywords : Eletrocardiograma; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )