SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus Recém-ImplantadoRelato de Experiência da Construção de uma Proposta para Avaliação da Prática Profissional de um Curso Orientado por Competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BARROS, Maria das Neves Dantas da Silveira et al. Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.751-756. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01292015.

O eletrocardiograma é um método diagnóstico de simples execução, de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. O seu entendimento não é claro, provavelmente porque a base da explicação é voltada para conceitos básicos da física, atrelado ao ensinamento mais teórico que prático aos estudantes de medicina. A presente experiência mostra o modelo criado e adotado para explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino: estudantes de medicina e médicos residentes de cardiologia e outras especialidades clínicas, que fazem prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem em uma emergência cardiológica de um hospital universitário em Recife/PE.

Palavras-chave : Eletrocardiograma; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )