SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4New ECG Training Methodology: Demystifying Theory in Practice – Practical Teaching of ECGTrajectory of the Pro-PET Program – Family Health in Everyday Health Promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ZEPPONE, Silvio César; MONTI, José Fernando; MARTINS, Joyce do Rosario  and  CALLEGARI, Fernanda Vieira Rodovalho. Relato de Experiência da Construção de uma Proposta para Avaliação da Prática Profissional de um Curso Orientado por Competências. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.757-764. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01182014.

O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem metodologia ativa em seu currículo e proporciona amplas possibilidades de avaliação dos estudantes na prática profissional. No desafio para avaliar a prática profissional de estudantes do curso de Medicina num currículo orientado por competências, criaram-se mecanismos que envolvem o ambiente presencial e à distância, seguindo as Diretrizes Nacionais para os cursos de Medicina e somando o que especialistas internacionais padronizaram como conteúdos essenciais para a avaliação de alunos em sua relação médico-paciente. As competências que os estudantes devem obter vão do âmbito cognitivo ao afetivo e psicomotor. As atividades vão desde a prática médica com preceptores em contextos de diferentes cenários práticos, em diferentes áreas, a atividades em sala de aula – formando um grupo de tutoria com o professor e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado na Plataforma Moodle. Todas as atividades da prática profissional da educação médica têm algum grau de dificuldade no momento da avaliação. Apresenta-se uma experiência, realizada em parte no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como modelo para estimular o raciocínio clínico-epidemiológico dos estudantes e ajudar os professores no momento da avaliação. Este estudo tem por objetivo mostrar a construção de uma proposta para avaliação da prática profissional do terceiro e quarto anos de um curso de Medicina orientado por competências.

Keywords : Educação Médica; Avaliação; Prática Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )