SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECGTrajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ZEPPONE, Silvio César; MONTI, José Fernando; MARTINS, Joyce do Rosario  e  CALLEGARI, Fernanda Vieira Rodovalho. Relato de Experiência da Construção de uma Proposta para Avaliação da Prática Profissional de um Curso Orientado por Competências. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.757-764. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01182014.

O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem metodologia ativa em seu currículo e proporciona amplas possibilidades de avaliação dos estudantes na prática profissional. No desafio para avaliar a prática profissional de estudantes do curso de Medicina num currículo orientado por competências, criaram-se mecanismos que envolvem o ambiente presencial e à distância, seguindo as Diretrizes Nacionais para os cursos de Medicina e somando o que especialistas internacionais padronizaram como conteúdos essenciais para a avaliação de alunos em sua relação médico-paciente. As competências que os estudantes devem obter vão do âmbito cognitivo ao afetivo e psicomotor. As atividades vão desde a prática médica com preceptores em contextos de diferentes cenários práticos, em diferentes áreas, a atividades em sala de aula – formando um grupo de tutoria com o professor e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado na Plataforma Moodle. Todas as atividades da prática profissional da educação médica têm algum grau de dificuldade no momento da avaliação. Apresenta-se uma experiência, realizada em parte no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como modelo para estimular o raciocínio clínico-epidemiológico dos estudantes e ajudar os professores no momento da avaliação. Este estudo tem por objetivo mostrar a construção de uma proposta para avaliação da prática profissional do terceiro e quarto anos de um curso de Medicina orientado por competências.

Palavras-chave : Educação Médica; Avaliação; Prática Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )