SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Experience Report of Building a Proposal for Evaluation of Professional Practice a Course Oriented SkillsA Review of Literature on Suicide among Doctors and Medical Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

KOVALESKI, Douglas Francisco; ZAMPIERI, Maria de Fátima; ZUCO, Luciana Patrícia  and  NITSCHKE, Rosane Gonçalves. Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.765-771. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00422015.

Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada.

Keywords : Ensino; Saúde da Família; Pesquisa Interdisciplinar; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )