SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Relato de Experiência da Construção de uma Proposta para Avaliação da Prática Profissional de um Curso Orientado por CompetênciasSuicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: Revisão de Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

KOVALESKI, Douglas Francisco; ZAMPIERI, Maria de Fátima; ZUCO, Luciana Patrícia  e  NITSCHKE, Rosane Gonçalves. Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.765-771. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00422015.

Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada.

Palavras-chave : Ensino; Saúde da Família; Pesquisa Interdisciplinar; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )