SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTA, Nathália Della  e  CANTILINO, Amaury. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: Revisão de Literatura. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.772-780. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00262015.

Objetivos

O presente estudo tem como objetivo construir uma revisão integrativa de literatura sobre o suicídio em médicos e estudantes de Medicina com base em uma análise de artigos científicos sobre o tema.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados PubMed, Lilacs e SciELO com os descritores “suicide”, “physicians”, “doctors” e “students” entre os anos de 2000 e 2014 em língua inglesa, alemã, portuguesa e espanhola.

Resultados

Os resultados indicaram que as taxas de suicídio nessa população são maiores do que as da população geral e de outros grupos acadêmicos. As principais causas apontadas nos estudos foram maior incidência de transtornos psiquiátricos, como depressão e abuso de substâncias, e sofrimento psíquico relacionados a vivências específicas da profissão, como grande carga de trabalho, privação do sono, dificuldade com pacientes, ambientes insalubres, preocupações financeiras e sobrecarga de informações.

Conclusões

A prevenção do suicídio é possível, porém o problema não tem recebido a atenção necessária. É preciso que haja outros estudos sobre o tema a fim de formular intervenções e políticas de prevenção e tratamento específico para essa população.

Palavras-chave : Saúde Mental; Educação Médica; Tentativa de Suicídio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )