SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Curricula Oriented According to Competencies and Students’ Understanding of Integrality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BRAGA, Lucylea Pompeu Muller et al. Supervisão Docente Indireta: Percepções das Pacientes em Ambulatórios de Obstetrícia e Pediatria. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.1, pp.4-11. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20140171.

Objetivo

Conhecer a percepção das pacientes sobre a consulta realizada por estudante de Medicina com supervisão docente indireta.

Método

Pesquisa observacional realizada com 95 gestantes do ambulatório de gestação de alto risco e 40 mães de prematuros do ambulatório de follow-up, atendidas por estudantes do quinto ou sexto ano. Utilizaram-se dois questionários semiestruturados, antes da consulta (pré-teste) e após a consulta (pós-teste), com questões objetivas e descritivas. Os dados quantitativos foram analisados em tabela de contingência, e a análise estatística foi realizada por meio do Teste Exato de Fisher.

Resultados

A pesquisa mostrou mudança de atitude das gestantes e das mães de prematuros na comparação entre antes e depois do atendimento da consulta pelo estudante de Medicina sob supervisão indireta, quanto ao sentimento de conforto ao ser consultada e examinada pelo estudante de Medicina e também quanto à confiança na conduta repassada pelo estudante. A análise descritiva das palavras citadas pelas gestantes antes das consultas apontou ansiedade e, depois da consulta, calma e satisfação. Já para as mães de prematuros antes da consulta, apontou preocupação, insegurança e ansiedade. Após a consulta, as palavras predominantes foram satisfação, confiança e tranquilidade.

Conclusão

Este estudo demonstrou mudança positiva na percepção das pacientes de ambulatório de Obstetrícia de alto risco e Pediatria atendidas com supervisão docente indireta. As pacientes também reconheceram que este modelo de atendimento médico é importante para os estudantes de Medicina como parte de sua formação.

Keywords : –Educação Médica; –Atendimento Ambulatorial; Percepção; Pacientes; Supervisão Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )