SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Curricula Oriented According to Competencies and Students’ Understanding of Integrality“Beyond the Breast”: the Pink October Scenario among Medical Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LAGE, Ramayana Heringer et al. Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.1, pp.22-29. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20150155.

O presente estudo pedagógico objetivou investigar o processo de formação em Odontologia com base na visão dos gestores, docentes e discentes de um curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior (IES) – Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (FO/ISNF/UFF). A amostra não probabilística foi composta por 98 sujeitos (8 gestores, 28 docentes e 62 alunos), que foram entrevistados ou responderam a questionários semiestruturados. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e representações sociais. Os resultados apontaram que 49,0% e 76,5% do corpo docente e discente da IES não têm conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As sugestões de melhoria incluíram a oferta de cursos de formação continuada em docência, inclusive a respeito das DCN, melhorias na infraestrutura do campus universitário e uma relação professor/aluno mais compatível. O estudo permitiu verificar algumas deficiências nas práticas e posturas, percebidas pelos sujeitos entrevistados. Entretanto, parece haver uma relevante preocupação de alguns sobre um alinhamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) com as DCN.

Keywords : Educação em Odontologia; Recursos Humanos em Odontologia; Educação Baseada em Competências; Processo Ensino-Aprendizagem; Educação Médica; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )