SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Currículo Orientado por Competência para a Compreensão da Integralidade“Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

LAGE, Ramayana Heringer et al. Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.1, pp.22-29. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20150155.

O presente estudo pedagógico objetivou investigar o processo de formação em Odontologia com base na visão dos gestores, docentes e discentes de um curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior (IES) – Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (FO/ISNF/UFF). A amostra não probabilística foi composta por 98 sujeitos (8 gestores, 28 docentes e 62 alunos), que foram entrevistados ou responderam a questionários semiestruturados. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e representações sociais. Os resultados apontaram que 49,0% e 76,5% do corpo docente e discente da IES não têm conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As sugestões de melhoria incluíram a oferta de cursos de formação continuada em docência, inclusive a respeito das DCN, melhorias na infraestrutura do campus universitário e uma relação professor/aluno mais compatível. O estudo permitiu verificar algumas deficiências nas práticas e posturas, percebidas pelos sujeitos entrevistados. Entretanto, parece haver uma relevante preocupação de alguns sobre um alinhamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) com as DCN.

Palabras clave : Educação em Odontologia; Recursos Humanos em Odontologia; Educação Baseada em Competências; Processo Ensino-Aprendizagem; Educação Médica; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )