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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ROSA, Maria Inês da et al. O Teste de Progresso como Indicador para Melhorias em Curso de Graduação em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.1, pp.58-68. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20160022.

Introdução

O Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional Sul II (Napisul II) foi estabelecido em agosto de 2010 com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), tendo o propósito específico de formulação, implementação e análise do teste de progresso.

Objetivo

Verificar se os resultados do teste de progresso podem ser usados como indicador para melhorar a qualidade do curso de Medicina.

Métodos

Foram realizados três estudos transversais institucionais durante os três anos da aplicação deste teste no curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), localizada na Região Sul do Brasil. Todos os participantes do estudo eram estudantes de graduação em Medicina na Unesc e haviam feito o teste de progresso em 2011, 2012 e 2013. A análise estatística foi realizada com um nível de confiança de 95%.

Resultados

A adesão média ao longo dos três anos variou de 91,8% a 100%. Em 2011, o curso de Medicina da Unesc obteve classificação igual ou superior à média dos oito cursos que compõem o Napisul II até a oitava fase e ficou abaixo da média na quinta e sexta fases. Em 2012, a Unesc novamente foi classificada com desempenho mediano até a sétima fase. Na oitava fase, a classificação da Unesc foi significativamente maior do que a média global, e assim, na quinta fase, o curso não diferiu da média do grupo. No entanto, na sexta fase, a classificação do curso foi significativamente inferior à média. Em 2013, a Unesc foi novamente classificada com desempenho mediano até a oitava fase, e nas últimas três fases o curso foi classificado acima da média. Conclusão: O teste de progresso é um excelente indicador para os gestores, pois pode ser usado para desenvolver intervenções para melhorar a qualidade dos cursos. Após a aplicação do primeiro teste foram realizadas mudanças no curso de Medicina da universidade. Testes posteriores demonstraram a eficácia dessas mudanças.

Palavras-chave : Escola Médica; Educação; Universidade; Indicador; Qualidade.

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