SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Hazing and the Mental Health of Medical StudentsPrevalence and Associated Factors of Alcohol Consumption and Smoking among Medical Students in Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BARRETO, Nair Amélia Prates; XAVIER, Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira  and  SONZOGNO, Maria Cecília. Percepção de Tutores quanto a Sua Avaliação pelos Discentes de um Curso Médico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.2, pp.221-230. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20160026.

Entre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Problemas proporciona novos papéis aos agentes desse processo. O docente passa de detentor único do conhecimento a facilitador do processo ensino-aprendizagem. Por outro lado, o discente deixa o papel de sujeito passivo neste processo, participando ativamente na construção do conhecimento. O presente estudo objetivou analisar o significado atribuído pelo tutor às avaliações realizadas pelos discentes do curso médico da Universidade Estadual de Montes Claros sobre o seu desempenho profissional. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, cujos sujeitos foram 11 tutores do Módulo Conteúdo Específico do primeiro e sétimo períodos do segundo semestre de 2009. Utilizou-se entrevista estruturada na coleta de dados, com análise e interpretação dos resultados segundo análise temática. Os tutores são, na maior parte, docentes do sexo feminino com curso de especialização e mestrado; há predomínio do regime de trabalho de 40 horas semanais. Das falas dos entrevistados emergiram as seguintes categorias temáticas: aspectos que influenciaram a escolha da tutoria: convites e necessidade da instituição; capacitação para tutoria: somente alguns docentes fizeram capacitação, alguns sujeitos tornaram-se tutores observando a ação de outros tutores; conhecimento da avaliação realizada pelos discentes no final de cada módulo: a avaliação feita pelo discente não se realiza de forma compromissada; docentes e gestores não se envolvem nos resultados obtidos; e, por último, as categorias concepção do tutor quanto à avaliação e percepção do tutor sobre a avaliação via intranet: nota-se que todos os sujeitos conhecem e sabem da importância da realização de tal processo, porém alguns docentes não se interessam pelas avaliações discentes. Espera-se que os resultados contribuam para melhoria da percepção do docente sobre seu papel na construção e organização curricular e, consequentemente, na formação de novos profissionais médicos, como previsto no Projeto Político Pedagógico deste curso.

Keywords : Educação Médica; Avaliação; Tutor; Tutoria; Percepção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )