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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LEMOS, Carlos Ferri Pontual de et al. Avaliação do Conhecimento em Cuidados Paliativos em Estudantes durante o Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.2, pp.278-282. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20160087.

Introdução

É crescente a necessidade de uso de cuidados paliativos (e de suporte em cuidados) nas áreas de saúde, em especial na Medicina. Isto acontece devido ao envelhecimento populacional e ao aumento da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, especialmente câncer metastático e demência avançada. Assim, é muito importante iniciar o processo de ensino-aprendizagem em cuidados paliativos já no curso de graduação em Medicina.

Objetivo

Avaliar os conhecimentos em cuidados paliativos (CCP)em alunos do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Brasília, DF), bem como averiguar se há ganho de CCP entre os alunos da primeira, quarta e sexta séries.

Método

Realizou-se um estudo transversal com aplicação de questionário anônimo, com perguntas sobre idade, gênero e mais 19 perguntas sobre CCP. Tais questionários foram aplicados separadamente aos alunos da primeira, quarta e sexta séries do curso de Medicina. Foi usado o teste de Kolmogorov-Smirnov (análise de normalidade). Já o teste de Kruskal-Wallis comparou os três grupos (primeira, quarta e sexta séries), e, caso houvesse diferença com significância estatística, a análise post hoc seria realizada com o teste de Mann-Whitney com correção de Bonferroni (valor de p significativo se <0,016).Resultados: Participaram do estudo 193 estudantes (taxa de inclusão:76,8%;IC95%:71,0%-81,8%), com idades de 23,6±4,3 anos, sendo 100 mulheres (51,8%). Os CCP baseados no número de respostas consideradas corretas por aluno na primeira, quarta e sexta séries foram, em mediana (interquartil), 4,00(2,00-5,00), 10,00(9,00-12,75) e 12,00(10,25-14,00), respectivamente (p< 0,001). Quando comparadas diretamente a primeira com a quarta série, e a primeira com a sexta série, a diferença estatística persiste (p<0,001 e p<0,001, respectivamente); já a comparação entre quarta e sexta séries não demonstra diferença estatística significativa (p:0,041).

Conclusão

O CCP entre os alunos não é bom, e o ganho de CCP entre a quarta e a sexta série não apresentou significância estatística. Isto denota a necessidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem em cuidados paliativos, principalmente nos cenários do internato.

Palavras-chave : Cuidados Paliativos; Educação de Graduação em Medicina; Internato e Residência; Idoso; Neoplasias.

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