SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The Medstudents's Journey - A Symbolic Model of Medical EducationTutors’ Perception of their Assessment by Students of a Medical Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MAEYAMA, Marcos Aurélio; CUTOLO, Luiz Roberto Agea; CHAVES, Marcos Vinícius  and  BARNI, Rafael dos Santos. Projeto Sérgio Arouca: Relato de Experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.1, pp.47-56. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e02312014.

Historicamente, a formação médica encontra-se voltada para o tradicional modelo biomédico. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina, aprovadas em 2001, indicam a necessidade de ajustar a formação de recursos humanos ao serviço, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Em conformidade com tais Diretrizes, o governo federal elabora, em 2005, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), com o objetivo de favorecer a formação de profissionais adequados às perspectivas da Atenção Básica. Em 2009, no contexto do Pró-Saúde e inspirados pelo Projeto Rondon, professores do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) criam o Projeto Sérgio Arouca, uma iniciativa que visa à atuação na Atenção Básica de municípios carentes do Estado de Santa Catarina. O presente relato baseia-se em participações de acadêmicos de Medicina e objetiva demonstrar o quanto estas experiências foram enriquecedoras para a formação profissional e a construção de uma nova visão da prática médica, enfrentando situações e cenários distintos dos vivenciados no cotidiano na universidade.

Keywords : Assistência Integral à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Humanização da Assistência; Promoção da Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )