SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas BrasileirasA Integração do Telessaúde nas Centrais de Regulação: a Teleconsultoria como Mediadora entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AMORIM, Karla Patricia  e  BEDAQUE, Henrique de Paula. A Percepção dos Estudantes de Medicina sobre a Influência do Mediarte na Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.2, pp.54-62. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2RB20170027.

O brincar é uma ferramenta de extrema importância para todas as crianças e, no hospital, representa uma fuga do ambiente desgastante e dos sintomas da doença. Nesse contexto, o Mediarte: com Amor e Humor é um projeto de extensão que visa à prática da ludoterapia, musicoterapia e palhaçoterapia, no setor de Pediatria do hospital universitário e que, além de transformar a vida das crianças, acredita-se ter potencial para influenciar os voluntários – estudantes de Medicina do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se neste estudo identificar a influência do projeto na vida e formação médica dos estudantes de Medicina, utilizando como referencial teórico as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN). Desse modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo proposta por Bardin. Exploraram-se três categorias temáticas: “Por que estou aqui?”, “O que aprendi?” e “Que barreiras encontrei?”. Destacam-se como resultados: a vontade dos voluntários de se inserir precocemente no ambiente do cuidado e de interagir com crianças, como aspectos atraentes para o projeto; o desenvolvimento das competências de comunicação, humanização e relação médico-paciente durante a participação no Mediarte. Como barreira encontrada, tem-se, por exemplo, a necessidade de adaptação para brincar com crianças doentes, que, embora tenham certas limitações, não perdem o brilho nos olhos a cada brincadeira. O estudo concluiu que o projeto, na vida dos estudantes voluntários, exercita as competências desejadas pelas novas DCN. Tais resultados servem de estímulo à prática do Mediarte como mais uma estratégia educacional interessante, capaz de atender às demandas atuais da formação médica ampliada e complexa, bem como um estímulo à implantação de projetos semelhantes em outras escolas médicas pelo Brasil.

Palavras-chave : Relações Médico-Paciente; Educação em Saúde; Ludoterapia; Educação Médica; Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )