SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Monitoria e Aprendizagem Baseada em Equipes: Uma nova estratégia híbrida para Educação MédicaA Experiência de Alunos do Internato em Medicina de Família e Comunidade na Condução de Entrevistas McGill MINI Narrativa de Adoecimento com Pacientes Crônicos com Dificuldades de Adesão ao Tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Teógenes de; MEDEIROS, Renata Lívia Silva Fonseca Moreira de; PIRES, Marina Pereira Brocos  e  PINTO, Maria Jamily de Macêdo. Preparação Pedagógica para Médicos e Sua Atuação no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.171-177. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB2017066.r2ING.

A formação de um perfil médico resolutivo das principais necessidades de saúde da população é um desafio para as escolas médicas contemporâneas. Nesse processo, o docente médico destaca-se, visto que a prática docente na formação médica se baseia na reprodução de modelos considerados válidos, aprendidos anteriormente, e na experiência prática. Questiona-se, então, a aptidão pedagógica do médico ao exercício docente, uma vez que a relação professor-acadêmico se dá em esferas diferentes da relação médico-paciente, partindo da necessidade de entender quais caminhos os docentes buscam para adquirir habilidades específicas à docência.

Objetivo

Realizar uma revisão integrativa acerca da formação pedagógica dos médicos no contexto da docência.

Métodos

Revisão integrativa da literatura, não observacional, descritiva. Inicialmente, buscaram-se estudos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), US National Library of Medicine e National Institutes of Health (PubMed) e na Cochrane Library com auxílio do operador booleano e dos seguintes descritores: Health Human Resource Training; Faculty, Medical e Education, Medical, Continuing. Os critérios de inclusão foram: artigos gratuitos, completos, publicados entre 2012 e 2016, em português, espanhol e inglês.

Resultados

Nas quatro bases de dados, encontraram-se 24 artigos relacionados ao tema da pesquisa. Após leitura exaustiva dos artigos encontrados, apenas cinco convergiam e respondiam à questão norteadora levantada na reflexão inicial. As estratégias e metodologias de ensino e a avaliação dos processos de supervisão clínica na construção do saber técnico dos estudantes aparecem como tópicos importantes no aprender e exercer a docência. Além disso, emerge, nessas discussões, a necessidade de programas de educação continuada na formação docente, bem como a construção de instrumentos avaliativos dos professores, tutores e preceptores.

Conclusões

Nesse modo, ressalta-se o aprimoramento contínuo na formação pedagógica dos docentes e no desenvolvimento de programas de educação permanente e o aprimoramento do corpo docente pela escola.

Palavras-chave : Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica Continuada; Faculdade de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )