SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Actions to Bring Back Humanized Education in Medicine SchoolsPedagogical Aspects of Learning and Teaching in the Health Network: the Shadow Proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MAIA, Israel Leitão et al. Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.4, pp.29-36. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180095.

INTRODUÇÃO

Feedback é uma informação provida pelo professor para melhorar o desempenho do estudante. Embora seja uma importante ferramenta de ensino e seja desejada pelos discentes, ainda é utilizada de maneira insuficiente.

OBJETIVO

Este estudo criou um manual para uso de feedback estruturado com base nos resultados de grupos focais que verificaram a percepção dos alunos do internato de Medicina sobre o tema.

MÉTODOS

Trinta e um alunos do internato de Medicina de uma instituição de ensino superior participaram de entrevistas de grupo focal sobre suas impressões relativas ao feedback. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin.

RESULTADOS

Os alunos compreendem o que é feedback e o vivenciam por meio das metodologias ativas de ensino. Reconhecem sua importância para o aprendizado, mas se queixam da baixa frequência desse instrumento. Sobre como gostariam de receber o feedback e as virtudes inerentes aos docentes e discentes para o sucesso do mesmo, notou-se o alinhamento de suas ideias com o que diz a literatura.

CONCLUSÃO

Os alunos conhecem feedback e o vivenciam na prática, reconhecendo sua importância para o aprendizado e sendo receptivos a ele. Desenvolveu-se um manual com estratégia de feedback estruturado voltado ao uso em ambulatórios didáticos na graduação em Medicina.

Keywords : –Aprendizagem; –Medicina; –Feedback Formativo; –Internato e Residência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )