SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Feedback Strategy Adapted for University Undergraduated StudentMedical Students’ Perceptions of the Brazilian Public Health System, expressed in a Reflective Portfolio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ABRAHAO, Ana Lucia et al. Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.4, pp.37-45. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20170040.

A inclusão do mundo do trabalho na formação funda, no processo ensino-aprendizagem em saúde, uma ligação indissociável entre as unidades de saúde e as instituições de ensino superior. Formar profissionais o mais próximo da realidade dos usuários, com participação ativa nos problemas e necessidades que estão postos na vida, é o principal motor deste processo e convoca profissionais, usuários, alunos e docentes a vivenciar uma permanente tensão entre cuidar e ensinar. O encontro entre o trabalhador de saúde, o aluno e o usuário revela-se o principal foco de intercâmbio pedagógico, configurando-se como um cenário produtor de conhecimento e de questões para investigação, além do exercício do cuidado em saúde. Algo que remete ao desafio de construir estruturas pedagógicas capazes de produzir cuidado e conhecimento a partir do mundo do trabalho e considera a articulação de modos de agir e cuidar no campo da saúde. Trabalhar em busca de constituir formas de ensinar/aprender significa operar e agir sobre conceitos e sobre o campo de experiência que se coloca como um problema do experimentar na existência, pois estamos imersos no mundo do trabalho e do cotidiano dos serviços. Articular vínculo e responsabilidade dos sujeitos envolvidos com a produção do cuidado pode ser um meio de produzir maneiras de ensinar com outros sentidos e significados. Um arranjo em que a experiência no trabalho se torna capaz de produzir indícios para a construção de projetos terapêuticos e de ensinar produtores de sentido com respostas significativas às questões sobre cuidar e formar profissionais em saúde.

Keywords : –Ensino; –Política de Educação Superior; –Pesquisa nos Serviços de Saúde; –Serviços de Integração Docente-Assistencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )