SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4The Motivational Case as an Integrative Problem-Solving Strategy in Oncology Medical TeachingThe Analysis of Critical Pathways as a Tool for Integrating Teaching and Service in Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DIAS, Laiane Moraes; CARVALHO, Ana Emilia Vita; FURLANETO, Ismari Perini  and  OLIVEIRA, Camila Guimarães Silva de. Percepção de Médicos Residentes quanto às Habilidades de Comunicação após uma Oficina de Comunicação de Más Notícias. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.4, pp.175-183. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20180047ING.

Introdução

A comunicação de má notícia, embora frequente entre os profissionais de saúde e seus pacientes, ainda é considerada tarefa extremamente difícil. Essa habilidade de dar informação é um dos principais determinantes da relação médico-paciente.

Objetivo

Considerando a necessidade de promover espaços acadêmicos que proporcionem a aprendizagem da comunicação de notícia difícil, o presente estudo objetivou avaliar a percepção de um grupo de residentes de Clínica Médica quanto ao interesse pelo ensino e aprendizagem de comunicação, assim como suas habilidades de dar notícia difícil, antes e após uma oficina de comunicação de má notícia.

Métodos

Todos os médicos residentes do primeiro ano de Clínica Médica de um hospital-geral, em Belém, Pará (Brasil), foram convidados a responder a um questionário composto por dados sociodemográficos e perguntas sobre a sua prática de comunicação, além da versão da Escala de Atitudes e Habilidades de Comunicação (Communication Skills Attitude Scale) que aborda o interesse pela aprendizagem das habilidades comunicacionais. O questionário e a escala foram aplicados em dois momentos: antes e após a oficina teórico-prática de comunicação de má notícia, elaborada para esta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa. Os dados quantificados foram tratados estatisticamente por meio do teste de Wilcoxon (avaliação do escore do CSAS) e Qui-Quadrado e Teste G de aderência (variáveis quantitativas do questionário sobre habilidades de comunicação). A avaliação qualitativa foi feita pela análise de conteúdo de Bardin.

Resultados

Dez médicos residentes participaram da pesquisa. Os resultados demonstraram, após a participação na oficina, melhora na percepção dos residentes quanto à prática de comunicação de notícia difícil (em 80% dos participantes) e nas atitudes relacionadas ao interesse pela aprendizagem de comunicação (CSAS = 99,5 e 105, antes e após a oficina, respectivamente – p = 0,0039).

Conclusão

Um efeito positivo na percepção dos participantes quanto às habilidades de comunicação e seu interesse pelo aprendizado de tais habilidades foi identificado após uma intervenção focalizada no contexto da comunicação de má notícia.

Keywords : –Comunicação; –Barreiras de comunicação; –Ensino; –Relações Médico-Paciente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )