SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga AcadêmicaEducação médica de graduação via web em um ambiente virtual de aprendizagem utilizando uma abordagem pedagógica original: um estudo observacional longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GARCIA, Maria Betânia de Oliveira; OLIVEIRA, Michelly Macedo de  e  PLANTIER, Amanda Pavani. Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: o Uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, pp.87-96. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180154.

Introdução

A metodologia ativa permite que os estudantes assumam posturas ativas em relação a seu processo de ensino-aprendizagem. A Instrução por Colegas (IpC) é uma metodologia ativa de aprendizagem caracterizada pela aprendizagem por meio de debates entre os alunos, estimulados por questões teóricas de múltipla escolha, voltadas para mostrar as dificuldades dos alunos e gerar no universitário uma reflexão sobre conceitos desafiadores. Ademais, a técnica possibilita a comunicação em sala de aula para atrair os alunos e abordar tópicos críticos da disciplina. Concomitantemente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido cada vez mais empregadas no contexto educacional e estão obtendo cada vez mais relevância como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na área da saúde.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de intervenção pedagógica mediada pela IpC com suporte didático das TIC na disciplina de Bioquímica.

Metodologia

O público-alvo deste estudo qualitativo foi constituído por estudantes do curso de Medicina (n = 30). A metodologia, resumidamente, considera uma breve apresentação do conteúdo e depois a aplicação das questões de múltipla escolha, de início respondidas individualmente. Se o índice de respostas corretas for insatisfatório (< 70%), os alunos devem compor pequenos grupos para debaterem entre si. As TIC possibilitam um sistema de envio e análise das respostas de forma imediata. O método foi aplicado mediante questionário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms. As respostas dos estudantes foram mapeadas por meio da análise imediata dessa plataforma. Para avaliação do método, optou-se pelo uso de uma ficha estruturada de reação que deveria ser preenchida pelos participantes.

Resultados

Os resultados da percepção dos alunos frente a essa metodologia inovadora mostraram-se positivos. As porcentagens de acerto das questões aumentaram após a aplicação do método, evidenciando na prática a aprendizagem dos estudantes.

Conclusão

Diante dos resultados, o uso do IpC associado às TIC pode ser um caminho promissor para fortalecer o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave : Método; Ensino; Aprendizagem; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )