SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Interactivity and Mediation in the Practice of Active Methodology: the Use of Peer Instruction and Technology in Medical EducationPreparatory Courses for Residency Examinations and the Avoidance of Practical Settings: Where Is the Clerkship Student That Was Here? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MAGALHAES, Lucas Vilas Bôas  and  LI, Li Min. Educação médica de graduação via web em um ambiente virtual de aprendizagem utilizando uma abordagem pedagógica original: um estudo observacional longitudinal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, pp.97-104. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180039ING.

Contexto

A educação médica assíncrona via web, em Ambientes de Aprendizagem Virtual (AVA), cresceu muito, em virtude de suas diversas vantagens. Há várias configurações e métodos de instrução disponíveis. As propostas existentes são pouco estruturadas e/ou não são efetivamente utilizadas para o ensino de habilidades de diagnóstico para estudantes de graduação em Medicina, no Brasil. É necessário um método instrutivo robusto, com características pedagógicas positivas. Assim, propomos um método pedagogicamente estruturado para AVA, que inclui uma leitura inicial motivadora (Crônica Médica – CM) e um programa de construção de conhecimento, utilizando casos reais juntamente com recursos audiovisuais (Oficina Diagnóstica – OD). Objetivamos verificar a aceitação e a eficácia do método proposto na melhoria da capacidade diagnóstica dos estudantes de Medicina, em longo prazo.

Métodos

Foi desenvolvido um questionário de opiniões, dois materiais CM/OD e dois questionários de Conhecimento e Habilidades Diagnósticas (CHD) sobre acidente vascular encefálico e epilepsia. Dois grupos de estudantes de Medicina foram acompanhados neste estudo observacional longitudinal, em 2013. Os alunos responderam ao CHD1 e participaram de uma aula teórica tradicional, sobre um dos tópicos. Eles também acessaram um AVA para realizar o método CM/OD sobre um dos dois temas. O mesmo questionário (CHD2 e CHD3) foi aplicado, respectivamente, um mês e cinco-seis meses após o CHD1. Analisamos a média CHD1 de todos os alunos e as médias pareadas nos três momentos, dos que acessaram e daqueles que não acessaram o AVA. O questionário de opiniões foi aplicado e analisado por estatística descritiva.

Resultados

Oitenta e sete alunos participaram, mas seis foram excluídos por não responderem a todos os questionários. A média geral do CHD1 foi de 1,59 (desvio-padrão 0,71). Dos 81 participantes, 66 (81,5%) acessaram o AVA, mostrando melhora significativa nas habilidades de diagnóstico no CHD2 (média 5,65, p <0,05) e CHD3 (média 4,57, p < 0,05), com variações não significativas para aqueles que não acessaram. A CM foi considerada pelo menos boa para 62 alunos (94%), e 52 alunos (78,8%) julgaram que o gabarito disponível foi suficiente para sanar todas as dúvidas da OD.

Conclusões

O método CM/OD no AVA provou ser eficaz para melhorar a capacidade de diagnóstico dos estudantes de graduação em Medicina, em longo prazo, e foi bem aceito pelos alunos. Ele apresenta várias características pedagógicas positivas e pode ser replicado.

Keywords : Educação em Saúde; Ensino; Medicina.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )