SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Alignment of Different Pedagogical Projects of Medicine Courses with the National Curricular GuidelinesFaculty Development: Social Representations Constructed by Medical School Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MARTINS, Jessica Belei; RODRIGUEZ, Fernanda Pombo; COELHO, Izabel Cristina Meister Martins  and  SILVA, Elisângela de Mattos e. Fatores que Influenciam a Escolha da Especialização Médica pelos Estudantes de Medicina em uma Instituição de Ensino de Curitiba (PR). Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.2, pp.152-158. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180158.

A escolha da especialidade médica é de suma importância para o estudante de Medicina, uma vez que representa a escolha da sua prática diária. Embora a realização acadêmica, considerações financeiras e preferências de estilo de vida influenciem a escolha, os aspectos intrapessoais têm impacto na decisão do médico.

Objetivos

Avaliar os principais fatores que influenciam o acadêmico de Medicina na escolha da especialidade médica e identificar as áreas de atuação preferidas pelos estudantes dos quatro primeiros anos de uma instituição de ensino superior de Curitiba (PR).

Resultados

Dos 397 estudantes, 307 responderam a um questionário previamente elaborado para este estudo, sendo que 291 foram considerados válidos. Duzentos e quatro estudantes são do sexo feminino e 87 do sexo masculino. Os fatores de influência foram comparados entre os estudantes dos diferentes anos e com resultados publicados na literatura. Os principais fatores considerados pelos estudantes nesta decisão foram: conhecimento mais amplo ou específico, contato com o paciente, local de atuação profissional e estilo de vida após a residência médica. Para as mulheres, a pressão do dia a dia durante o exercício da especialidade, a relação a longo prazo com o paciente e a facilidade de emprego foram significativamente mais relevantes na escolha da especialidade do que para os homens. Pai ou mãe médicos influenciam os estudantes na decisão da escolha da especialidade. O perfil financeiro do estudante influenciou a escolha quando relacionado a retorno financeiro a longo prazo, sendo mais relevante para os estudantes com renda familiar mensal entre 6 mil e 15 mil reais ou maior que 20 mil reais. A especialidade de Cirurgia Geral foi a preferida pelos estudantes, com predominância no sexo masculino, seguida de Pediatria, Clínica Médica e Psiquiatria.

Conclusões

Estilo de vida, local de atuação e retorno financeiro precoce foram considerados igualmente importantes por estudantes de todos os anos avaliados. Devido à grande quantidade de variáveis avaliadas e de fatores que influenciam esta decisão, estudos adicionais são necessários para comparações mais significativas com a literatura disponível.

Keywords : Escolha da Profissão; Residência Médica; Medicina; Especialização Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )