SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Factors that Influence the Choice of Medical Specialty by Medical Students of an Educational Institution in Curitiba (PR)Teaching Psychiatric Anamnesis to Medical Students through Role Reversal: Experience Report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho et al. Desenvolvimento Docente: Representações Sociais Construídas por Professores de Escolas Médicas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.2, pp.176-186. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180101ingles.

O desenvolvimento docente visa apoiar educadores em diversas funções nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e avaliação. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento docente a partir das representações sociais construídas pelos professores de um curso de medicina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual o método de análise utilizado foi análise do discurso e, como aporte teórico, as representações sociais. Foram selecionados doze professores aleatórios e uma entrevista semiestruturada foi conduzida para a coleta de dados. As respostas, gravadas em áudio, foram transcritas e a análise do discurso foi realizada com o objetivo de mapear as representações sociais construídas pelos sujeitos. As representações sociais foram agrupadas em duas categorias: Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento Pessoal. Na categoria Desenvolvimento Institucional, três subcategorias foram identificadas: Princípios orientadores dos Programas de Desenvolvimento docente, Estratégias de Ensino-aprendizagem utilizadas em Programas de Desenvolvimento docente, e Competências a serem desenvolvidas pelos docentes, e em Desenvolvimento Pessoal, identificaram-se duas subcategorias: Desenvolvimento como pessoa e como ser social e Desenvolvimento profissional. Muito embora uma variedade de representações sociais tenha sido construída em relação à docência em educação médica ao longo dos anos, somente nas últimas décadas o desenvolvimento docente se tornou um maior foco nas reflexões dos gestores de instituições educacionais e dos professores. No presente estudo, observou-se que para o desenvolvimento docente ser efetivo, é necessário que o educador queira aprender; no entanto, é essencial ter o reconhecimento e apoio institucional. Os Programas de Desenvolvimento Docente devem ser flexíveis e adaptáveis para atender às necessidades da instituição e dos professores e encorajar a reflexão sobre a própria prática, o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de relações interpessoais e a colaboração. No entanto, é vital identificar e facilitar o desenvolvimento de lideranças e avaliar sistematicamente o processo e os resultados alcançados, a fim de incentivar o desenvolvimento das carreiras acadêmicas dos professores, pois esta pode ser uma forma de profissionalizar o ensino. Portanto, é necessário que os gestores e professores possam sustentar uma missão compartilhada para alcançar recursos, se adaptar às mudanças, buscar a excelência na liderança da organização em um contexto nacional e internacional e, consequentemente, favorecer uma educação médica de qualidade.

Keywords : Desenvolvimento docente; Educação médica; Representações sociais; Pesquisa qualitativa; Educação continuada.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )