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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CUNHA, Carolina Roberta Ohara Barros Jorge da; RAMSDORF, Fabiola Beppu Muniz  e  BRAGATO, Simone Galli Rocha. Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.2, pp.208-215. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180063.

A educação de adultos pressupõe a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que proponham concretamente desafios a serem superados pelos estudantes, tendo o professor como facilitador e orientador do processo. O objetivo deste estudo foi relatar o uso da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como estratégia de avaliação dos alunos na disciplina Interação Ensino-Serviço na Comunidade (Iesc) no curso de Medicina. A aplicação da ABE ocorreu em duas turmas da Iesc, respeitando as três etapas previstas na metodologia. A experiência obtida com a aplicação da ABE em substituição à prova tradicional demonstrou aspectos relevantes, como: na preparação, é fundamental que o acadêmico se comprometa a estudar os temas propostos; a utilização de aplicativo foi uma estratégia inovadora; o desempenho da equipe superou o individual. A aplicação dos conceitos ocorreu nas aulas de campo da Iesc, pois esta propõe a observação de casos clínicos reais nas unidades de saúde e comunidade, utilizando os conhecimentos teóricos adquiridos para direcionar intervenções. A aplicação da ABE se mostrou um método eficiente para avaliação na Iesc, que se pauta na perspectiva da interação e processos colaborativos. O uso do recurso tecnológico como ferramenta despertou interesse entre os estudantes, minimizando a tensão que geralmente ocorre durante o processo da avaliação tradicional. É importante que os cursos de formação em saúde façam uma análise constante para que práticas do ensino tradicional não sejam supervalorizadas em detrimento das práticas ativas de aprendizagem.

Palavras-chave : Medicina; Aprendizagem; Educação Superior.

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