SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Conhecimento dos Alunos de Medicina sobre OftalmologiaMorte Encefálica: Conhecimento e Opinião dos Médicos da Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MASOCATTO, Nilo Olimpio; COUTO, Wilson José; MATTA, Thales Skaff da  e  PORFIRIO, Gustavo José Martiniano. Percepção de Alunos de Curso de Graduação em Medicina sobre o Team-Based Learning (TBL). Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.3, pp.111-114. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180231.

O Team-Based Learning (TBL) é uma estratégia educacional baseada em aprendizagem ativa que se tornou uma proposta pedagógica alternativa importante no contexto dos métodos de ensino utilizados em educação médica. A proposta do presente trabalho foi avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da metodologia TBL em curso de graduação em Medicina e analisar os diferentes aspectos da aplicação desse método de ensino em relação à forma tradicional de ensino utilizada na maior parte dos cursos de Medicina no País. Foi aplicado um questionário específico aos alunos com oito questões e respostas dicotomizadas (escala de Likert com cinco itens). Durante o mês de junho de 2017, alunos do curso de graduação em Medicina (quarto e sétimo períodos) foram submetidos a várias sessões de ensino com o método TBL na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) com os temas sepse, trauma, leucemia, câncer colorretal e câncer de pulmão. A amostra foi calculada em 193 participantes, considerando uma precisão relativa de 10% e um nível de significância de 5% para uma estimativa de 70% de respostas positivas (concordo e concordo firmemente) para a afirmação “Esse TBL teve um impacto positivo no meu aprendizado”. A análise foi realizada com cálculo de estatística descritiva e das frequências relativas e absolutas de respostas com intervalo de confiança de 95% para cada ponto estimado. A utilização do método foi percebida como favorável nos aspectos de preferência (em relação à aula expositiva tradicional), motivação, satisfação e aprendizado. O TBL se destacou como um método pedagógico excelente para a aprendizagem em alunos do curso de Medicina. Uma das vantagens foi a capacidade de desenvolver habilidades em raciocínio clínico e a possibilidade de construir o conhecimento com sua utilização prática. O método ativo apareceu, dessa forma, como uma importante alternativa de metodologia se comparada ao método tradicional.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Equipes; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )