SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Learning Preferences and Multiple Intelligences: An Observational Study in Brazilian StudiesPeer Instruction-Based Feedback Sessions Improve the Retention of Knowledge in Medical Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MIRANDA, Ana Clara G.; MONTEIRO, Caio César Paes; PIRES, Maria Luiza Câmara  and  MIRANDA, Luiz Eduardo Correia. Habilidades em Diagnóstico Radiológico do Interno em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.3, pp.145-154. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180189.

Introdução

Habilidades de internos em medicina para interpretação de exames radiológicos não são avaliadas nem tampouco conhecidas pela maioria das escolas Médicas.

Objetivo

investigar o desempenho de estudantes do internato de medicina para interpretação de exames radiológicos de tórax e abdome.

Métodos

um teste com 10 radiografias não contrastadas de tórax e abdome com diagnósticos simples foi respondido por estudantes de internato (grupo Estudantes, n=50) e médicos (grupo Controle, n=20) e enviado a estudantes de internato por via eletrônica (Grupo Online, n=38). As respostas do grupo Estudantes foram comparadas ao Controle e ao Grupo Online separadamente.

Resultados

Em apenas 20% casos tanto médicos e estudantes tiveram um rendimento satisfatório, 40% dos casos dos médicos e em 50% dos estudantes o desempenho foi realmente ruim (menos e 40% de respostas corretas) e no restante das respostas o desempenho foi apenas mediano. Os estudantes do grupo Online obtiveram desempenho próximo aos estudantes do grupo Estudantes em 80% das questões. Uma análise ponto a ponto das respostas é cuidadosamente apresentada.

Conclusões

O desenvolvimento da competência em diagnóstico radiológico deve ser aprimorado. As escolas médicas devem se preocupar em desenvolver intervenções curriculares efetivas para aperfeiçoá-las.

Keywords : –Educação Medica; –Radiologia; –Internato médico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )