SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Preferências de Aprendizagem e Inteligencias Múltiplas: Um Estudo Observacional em Estudantes BrasileirosFeedback Baseado em “Peer Instruction” Melhora a Retenção de Conhecimento em Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MIRANDA, Ana Clara G.; MONTEIRO, Caio César Paes; PIRES, Maria Luiza Câmara  e  MIRANDA, Luiz Eduardo Correia. Habilidades em Diagnóstico Radiológico do Interno em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.3, pp.145-154. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180189.

Introdução

Habilidades de internos em medicina para interpretação de exames radiológicos não são avaliadas nem tampouco conhecidas pela maioria das escolas Médicas.

Objetivo

investigar o desempenho de estudantes do internato de medicina para interpretação de exames radiológicos de tórax e abdome.

Métodos

um teste com 10 radiografias não contrastadas de tórax e abdome com diagnósticos simples foi respondido por estudantes de internato (grupo Estudantes, n=50) e médicos (grupo Controle, n=20) e enviado a estudantes de internato por via eletrônica (Grupo Online, n=38). As respostas do grupo Estudantes foram comparadas ao Controle e ao Grupo Online separadamente.

Resultados

Em apenas 20% casos tanto médicos e estudantes tiveram um rendimento satisfatório, 40% dos casos dos médicos e em 50% dos estudantes o desempenho foi realmente ruim (menos e 40% de respostas corretas) e no restante das respostas o desempenho foi apenas mediano. Os estudantes do grupo Online obtiveram desempenho próximo aos estudantes do grupo Estudantes em 80% das questões. Uma análise ponto a ponto das respostas é cuidadosamente apresentada.

Conclusões

O desenvolvimento da competência em diagnóstico radiológico deve ser aprimorado. As escolas médicas devem se preocupar em desenvolver intervenções curriculares efetivas para aperfeiçoá-las.

Palavras-chave : –Educação Medica; –Radiologia; –Internato médico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )